12 dicas de Marketing Digital para pequenas empresas


As vezes, pequenos empresários podem achar que Marketing Digital é complexo, e apenas grandes corporações tem orçamento suficiente para contratar profissionais da área.
Bom Marketing Digital não é somente montar um site e colocar suas informações na internet. Existe uma complexidade de ações que devem ser geridas e executadas para que a estratégia de certo.
Mas todas as empresas de qualquer tamanho podem sim ter sucesso em suas estratégias de Marketing Digital.
Fazendo da forma certa, e com bastante conhecimento ele pode colocar sua empresa em patamares impossíveis se comparado ao Marketing tradicional. 
Veja algumas dicas para ter sucesso e implantar em sua empresa ou negócio.

1. Não faça sozinho

Pequenas empresas normalmente priorizam o baixo custo, mas ter pessoas que entendem de Marketing Digital ajudando sua empresa nesta estratégia é o melhor caminho para o sucesso.
Não há necessidade de fazer uma mega campanha no inicio se o seu orçamento é limitado.
Converse com a empresa ou autônomo em Marketing Digital que te dará idéias de ações mais simples.

2. Separe um orçamento para Marketing Digital

Mesmo em tempos de orçamento curto, separe um valor bem definido para investimento em marketing.
Um valor inicial bem definido ajuda a não comprometer o orçamento de sua empresa, e aos poucos você pode avaliar os resultados que aquele investimento traz a sua empresa.
Assim, você vai descobrir se vale a pena aumentar o investimento ou mesmo mudar a estratégia, evitando assim grandes ações iniciais que podem consumir seu orçamento deixando sem recursos para mudanças de rumo.

3. Pesquise, converse e tenha um orçamento claro antes de contratar uma empresa ou autônomo na área de Marketing Digital.

Parceiros são sempre importantes e no marketing digital não é diferente. Pesquise, entreviste, visite e converse muito com a empresa ou autônomo de marketing digital que pretende contratar.
Não se limite geograficamente na contratação. Lembre que uma empresa no extremo do pais pode entender seu negócio e montar estratégias que serão vencedoras.
Com um orçamento definido esta empresa ou autônomo poderá montar uma estratégia que cabe no seu bolso. Existem estratégias para empresas de todos os tamanhos, por isso com seu valor bem definido, ele servirá de norte para a empresa contratada, e aos poucos esta estratégia poderá aumentar.

4. Procure (bastante) materiais didáticos

Na internet existe uma lista interminável de materiais para aprendizado.
Blogs, webinars, e-books, vídeos, tudo isso disponível na internet, e são incríveis fontes de conhecimento.
5. Defina bem a sua estratégia

Com o orçamento definido e a empresa ou autônomo contratado vamos para a definição da estratégia.
Não é uma parte fácil, tanto você quanto a contratada trabalharão duro para definir a estratégia a seguir.
Linguagem a ser utilizada, plataforma a ser utilizada, quantidade de inserções, mapeamento de palavras-chave e muito mais. Tudo isso deve ser definido nesta fase.
Lembre que a estratégia deve ser sempre analisada, mensurada e alterada se preciso. Não é porque uma estratégia foi definida no passado, que ela deve ser sempre executada.
E novamente, entenda e acompanhe de perto tudo que esta sendo desenvolvido.

6. Esteja atento ao conteúdo

Busque produzir conteúdos de qualidade para seus clientes. Entenda suas necessidades, seus desejos, suas vontades. Tão importante quanto a estratégia é o conteúdo gerado.
O conteúdo deve ser interessante, útil e confiável ao cliente, por isso deve-se observar se ele está alinhado a sua estratégia.

7. Compartilhe, divulgue

Estrategia definida, conteúdo criado, agora é hora de divulgar.
Compartilhe em redes sociais, envie e-mails marketing, compartilhe novamente se o assunto for pertinente, faça com que seu conteúdo ganhe espaço e relevância na internet.
Se não souber ou tiver tempo para isso, saiba aqui como podemos te ajudar.

8. Converse com seu cliente

Conteúdo é uma forma de conversar com o seu cliente. Com um bom conteúdo provavelmente, ele irá interagir com você buscando ainda mais informações sobre seu produto/serviço.
Você já tem uma linguagem própria, então sempre responda seu cliente nas redes sociais, por e-mail, e se necessário entre em contato via telefone.
Agora você faz parte da conversa, então torne-a mais interessante.

9. Busque parceiros

Empresas que atuam no mesmo ramo que você e empresas que complementam seu produto ou serviço, podem ser valiosos parceiros.

Se estas empresas também investem em Marketing Digital é importante também buscar visibilidade junto a eles.
Citações destas empresas em seu site, blog ou uma rede social podem gerar uma troca de ações que visam unir as estratégias, aumentando assim a visibilidade de ambas as empresas.
Além disso, ter o seu site ou blog linkado por um parceiro relevante, pode ser muito bem visto pelo Google. 

10. Análise

Uma empresa deve saber identificar o que está e o que não está dando certo.
No marketing digital é importante acompanhar todas as ações para que elas sejam analisadas no futuro.
Uma estratégia mal sucedida deve ser prontamente substituída, assim como uma estratégia vitoriosa deve ser repetida.
Uma citação do futebol se encaixa muito bem na análise contínua do marketing digital:
“Quem não sabe por que perde, também não sabe por que ganha.”
Então sempre realize análises, e se baseie em números e gráficos para a tomada de decisões. Números não mentem. Redes Sociais como o Facebook geram ótimos gráficos para analise de desempenho.

11. Tenha paciência e persistência

Resultados do marketing digital não aparecem a curto prazo. Ganhar audiência na internet requer muita paciência para lançar estratégias e mensurar resultados, e sabedoria para mudar com as estratégias que não apresentem bons resultados.
A médio e longo prazo, a empresa poderá ganhar uma audiência fiel na internet. O rankeamento orgânico conquistado dificilmente será perdido, mesmo que grandes concorrentes invistam pesado em conteúdo ou em SEO. Somente com o tempo eles estarão listados entre os primeiros.

12. Não Pare

É comum uma pequena empresa cortar os investimentos em Marketing Digital após um curto período.
Apesar da audiência orgânica que a empresa conquistou não sumir de uma hora para outra, é importante continuar com o investimento, para que os concorrentes não te ultrapassem, e para que a empresa ganhe ainda mais autoridade na internet.
Tente sempre buscar novas ações e estratégias que estão surgindo, é importante estar na vanguarda das ações nesta área.

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