Maternidade/Paternidade x Mundo dos negócios. Dois mundos diferentes, porém com muito mais em comum do que se imagina.
Sei que para cada um, ou para cada casal, essa experiência se difere, mas quero contar a minha experiência e como aprendi sendo mãe.
Bom, sou casada a algum tempo e não quis ter filhos logo no começo. Comecei tentar engravidar a uns 3 anos. Engravidei e perdi. Foi muito doloroso. Depois de algum tempo engravidei da minha gatinha Micaela, e hoje ela já esta com 8 meses.
Nesses 17 meses, entre a gravidez e o nascimento, aprendi muito, e com essas lições consigo desenvolver meu negócio. Qual meu negócio? Veja aqui
[1] Planejamento __
> Planejei muito engravidar, fui ao médico, fiz exames, comecei tomar vitaminas etc. Depois que engravidei, comecei a planejar o quarto da bebê. O que compraria, como seria a decoração e tudo mais.
> No meu negócio comecei a planejar como conseguir mais clientes, como poderia divulgar de uma forma melhor, e me preparar para esses novos clientes fazendo cursos, lendo bastante sobre minha área. Planejar antes que aconteça é sempre melhor do que ser pego de surpresa.
[2] Paciência __
> Sim... mãe tem que ter muita paciência multiplicada por 1 milhão (rs). Passei por isso quando minha pequenina não parava de chorar enquanto trocava as fraldas ou as roupas. Hoje preciso dela quando vou dar comida e ela começa fazer a algazarra tipica de bebê, brincando e sujando tudo.
> No meu negócio nem tudo que faço dá o resultado esperado, ou nem todo cliente entende o que digo e preciso explicar muitas vezes. Sem problemas, porque tenho paciência de mãe!!
[3] Dedicação __
> Um bebezinho precisa de muita dedicação, muita atenção. Li em algum lugar que até os 3 meses eles não "sabem" que nasceram, que saiu do lugarzinho quentinho e protegido onde passaram 9 meses, e ficam muito grudados na mãe, seja por causa das mamadas ou por que se sentem protegidos. Passei esses 3 meses me dedicando integralmente, todo o tempo do dia e da noite. Foi muito cansativo mais a dedicação valeu a pena.
> No negócio a dedicação pode não ser integral mas tem que ser intensa. Dedicando tempo e procurando sempre fazer um ótimo trabalho, com honestidade, transparência e valores justos. Sempre estou disposta a atender meus clientes as vezes até em dias e horários fora do comercial. E digo aqui também, sempre valeu a pena!
[4] Criatividade __
> Só quem tem filho sabe como este item é importante para distrair os pequenos quando não querem nada; não querem brincar, não querem assistir, não querem colo... ai a criatividade tem que entrar em ação. Criar coisas mirabolantes para entreter os pequenos vira rotina.
> Profissionalmente a criatividade é tudo, seja para um novo projeto ou para driblar algum imprevisto que aconteça. Aprendi a tentar sempre, não deu certo de um jeito, tento de outro. A ação não deu resultado, tento outro. E assim crio vários métodos para meu negócio e posso oferecer as ações que deram certo aos meu clientes.
[5] Amor __
> Quando se tem filho, descobre o verdadeiro significado do amor. Parece clichê mais é realmente verdade. Mesmo quando a bebê esta dando trabalho, eu a amo. Mesmo quando esta com birra, e ela tá começando (rs), eu a amo. E quando dá um sorriso ou faz uma gracinha, ai vem a recompensa por todo o cuidado e a amo mais ainda.
> No trabalho preciso amar o que faço, porque nem sempre são flores ou sucesso. Se não gostar do que faz, na primeira adversidade você desanima. Amo o que faço, por isso faço com a maior dedicação do mundo, assim como cuido da minha pequena!
Enfim, para quem é mãe ou pai, experimente aplicar no seu negócio o que aprende cuidando dos pequenos. Para quem não é, experimente cuidar do seu negócio como se fosse um filho.


Comentários
Postar um comentário